quarta-feira, 19 de novembro de 2008


A importância do livro didático na educação

Ao se tratar de livro didático, entramos em um assunto bastante polêmico. Pois ele tem sido apontado como o grande vilão da qualidade do ensino no Brasil, mas ainda não podemos decretar o seu fim, pois acredito que ele não é ruim, o perigo é o que se faz com o seu uso. Muito professor talvez por falta de preparo o veja como o único recurso a ser usado em sala de aula não nota que a maioria deles vem carregada de ideologias, discriminações sociais e raciais. O fato de esses problemas existirem e ao mesmo tempo ser ele uma imposição da escola, poderia ser um motivo pra questionar com seus alunos se o que eles vêem no livro didático é o que eles realmente observam em sua comunidade.

2 comentários:

Ivana Priscill@ disse...

Exato Carla, realmente quando o tema foi levantado, foi uma polêmica que só. O fato é que não só o livro didático como qualquer outra mídia se não for bem utilizada será um vilão na formação do aluno. O uso do material didático é imprescindível, visto que muitas pessoas aind não dispoem de renda suficiente para navegar na rede por exemplo, e com eficácia. Cabe aos professores atualizar os seus conhecimentos, levantar questões em sala, e lançar mão da ludicidade!
Ps.: Espero que esteja bem, soube do acidente, melhoras!

mfatimas disse...

Carla, penso que o que vai fazer dele o vilão vai ser a forma com que vai ser trabalhado, i livro didático é como uma bussola de orientação para o professor e na falta de outros espaços de aprendizado o livro didático é acessivel a todos.
Seu site está lindinho.